“Cheiras a Maio, a poejo, ao som do Zé Mário um trago e um beijo. Brindo ao sonho inteiro, à sede que tenho, aos pés na estrada. Que força é esta que trago no peito? Que força é esta que embala o desejo?”
Assim canta a portuense Mila Dores no seu novo single, “Limão e Jasmim”, uma declaração sua de amor ao Alentejo e a José Mário Branco e é sua forma de continuar as canções de intervenção. Diz a autora que o tema “cheira a terra, a poejo e a jasmim. Tem a força de Maio e no peito a força que nos faz mexer”.
Este é o segundo tema revelado do novo álbum de Mila Dores, que vai beber muita da sua inspiração dos nomes que se destacaram na criação da “nova canção portuguesa”, com referências não só a José Mário Branco mas também a Sérgio Godinho. É uma canção com aromas e sabores que nos transporta para um imaginário muito português – o poejo, o colo, o carinho, o vinho e pão na mesa – com um toque contestatário e, até, revolucionário.
Com letra e música de Mila Dores, o tema é produzido por Filipe Sambado e conta com Catarina Rodrigues (piano, voz), Vera Vera Cruz (baixo, voz), Eugénia Contente (guitarras, voz), Silas Ferreira (teclados, voz) e Diogo Alexandre (bateria, voz).
João Pedro Bandeira