Aos 25 anos, o minhoto João Pedro Coelho é Cozinheiro de Ouro na Suíça. Venceu um concurso recentemente e quer continuar onde está a trabalhar – é subchef no restaurante do Hotel de Ville de Crissier.
“Impressionante! João Coelho vence a final do Golden Chef 2025, rodeado por 1000 espetadores e um júri excecional no Kursaal em Berna, depois de cinco horas e meia de cozinha alta durante as quais teve de preparar um prato de peixe e carne.
Um enorme parabéns ao nosso Sous-Chef e Bruno Schneider, o seu auxiliar. Toda a equipa do Restaurante de l’Hôtel de Ville está orgulhosa deste resultado extraordinário“. (Site do restaurante do Hotel de Ville de Crissier)
É considerado um dos melhores do mundo e está sempre cheio, com meio ano de antecedência. Cada refeição custa entre 400 e 500 €. O minhoto revela na RDP Internacional os pratos que tem andado a preparar, à base de peixe e mariscos, com legumes e frutas. O pregado é o peixe que mais gosta de confecionar.
Há cinco anos em Crissier, perto de Lausanne, confessa na RDP Internacional o que mais gosta de comer em casa dos pais, em Ponte de Lima, é arroz de sarrabulho e frango no churrasco o que mais prazer lhe dá fazer em casa. João Pedro Coelho diz que ser chef implica muita pressão, muito rigor, muitas horas de trabalho, dedicação e criatividade.
No restaurante onde trabalha são mais de 30 pessoas na cozinha, incluindo três portugueses, os clientes são suíços, asiáticos, mas também franceses, italianos e portugueses.
Aos 17 anos João Pedro Coelho conquistou em Portugal o título de Jovem Talento da Gastronomia.