Pode ser uma boa oportunidade para empresas portuguesas, a guerra comercial entre os Estados Unidos e o Canadá, opinião de um conselheiro das comunidades portuguesas. Entram amanhã em vigor as novas taxas aduaneiras decididas por Donald Trump. 25 por cento sobre os produtos importados do Canadá. O governo canadiano já respondeu. Anunciou também taxas aduaneiras de 25% sobre um conjunto de produtos dos EUA, incluindo bebidas alcoólicas.
Bebidas norte-americanas que vão sair de prateleiras canadianas, o que pode ser uma oportunidade para empresas portuguesas, por exemplo de vinhos, considera na RDP Internacional Laurentino Esteves, conselheiro das comunidades em Toronto. À jornalista Paula Machado, lembra que a comunidade portuguesa será afetada como todos os que vivem no Canadá, enquanto consumidores e trabalhadores, por exemplo, na industria automóvel, onde se encontram muitos portugueses na província do Ontário.
Outro conselheiro tem uma opinião semelhante. Mas, Paulo Pereira acha que para as empresas portuguesas no Canadá, as taxas impostas pelos Estados Unidos, não virão a ter grandes implicações, porque maioritariamente não são grandes empresas.