O candidato que deu a cara pela oposição a Nicolas Maduro, nas eleições de julho, reclama ainda a vitória e apela a portugueses e luso-venezuelanos para que se juntem ao processo de recuperação do país e da democracia. Edmundo González está convicto de que muitos portugueses votaram nele.
O candidato da oposição nas eleições presidenciais na Venezuela fez estas declarações à imprensa no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde esta semana recebeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento,juntamente com a líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado. Edmundo González apelou a portugueses e lusodescendentes na Venezuela, para que se “juntem ao processo de recuperação” do país.
Também Maria Corina Machado pede o apoio do governo e do parlamento portugueses. Em entrevista à RTP, a líder da oposição venezuelana lembrou que há presos políticos no país com nacionalidade portuguesa. Pede o apoio de Portugal para que Edmundo Gonzalez seja reconhecido como presidente eleito da Venezuela.
O Conselho Eleitoral do país proclamou o atual Presidente, Nicolás Maduro, como vencedor das eleições. A tomada de posse está marcada para 10 de janeiro.