São do Chega a maioria das propostas de alteração ao Orçamento de Estado para o próximo ano, na área das comunidades. O PS apresentou uma e o PSD nenhuma. Falamos dos partidos que elegeram deputados pela emigração.
Muito crítico do orçamento do Governo, Paulo Pisco, deputado PS eleito pela Europa, apresenta a única proposta que recebeu luz verde entre os socialistas – o fim da propina no Ensino de Português no Estrangeiro. A medida já foi anunciada pelo PSD.
Não vai ter o voto a favor do Chega. José Dias Fernandes eleito pela Europa, argumenta que PS e PSD não explicam se os alunos vão pagar.
Às criticas do Chega e do PS sobre os 10 mil alunos que não têm aulas em França por falta de professores, Paula Medeiros, deputada do PSD eleita pelo círculo Fora da Europa, diz que se trata de um problema de gestão já que também há professores sem alunos em França. O caminho, diz a deputada, passa pelo pelo ensino à distancia, online. Mas o ensino online tem de ser repensado, porque a oferta a preços mais baixos é com o português do Brasil.
Ensino da língua portuguesa para todos, é uma das propostas de alteração ao Orçamento do Estado do Chega para o próximo ano. Mas, existem outras e em áreas diversas.