As associações portuguesas no mundo vão poder candidatar-se duas vezes por ano ao apoio financeiro do Estado Português. O Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, revela na RDP Internacional que as regras estão a ser alteradas. A ideia é que haja menos burocracia e que se realizem dois concursos por ano. Anuncia também mais cursos de dirigentes associativos. Nos últimos meses estiveram em Portugal à volta de 50 dirigentes associativos, vindos de muitos países diferentes, para duas ações de formação.
O Secretário de Estado das Comunidades quer atrair jovens para as associações portuguesas no mundo – e também nos cursos as regras vão ser alteradas. Entrevistado pela jornalista Paula Machado, o Secretário de Estado das Comunidades insiste na necessidade de mudar a forma de funcionamento dos Centros de Atendimento Consular, para que também possam agendar atendimentos.
José Cesário anunciou ainda a intenção de colocar um adido da segurança social no Canadá. Já existem em Newark, nos Estados Unidos, na Venezuela, África do Sul e nalguns países europeus.