Sobe a tensão na Venezuela e aumentam os receios, a alguns dias da tomada de posse de Nicolas Maduro, para o terceiro mandato como presidente, numas eleições muito contestadas.
A Embaixada de Portugal em Caracas divulgou nas redes sociais vários números de telefone para contactos de emergência destinados a portugueses na Venezuela. Na página da embaixada pode ler-se que a representação diplomática de Portugal acompanha em permanência a comunidade portuguesa residente no país. Divulga os números de telefone dos consulados em Caracas e em Valência para contacto em caso de emergência.
A tomada de posse de Nicolas Maduro está marcada para 6ª feira, mas o candidato da oposição também diz que vai tomar posse. Há várias manifestações anunciadas e milhares de militares mobilizados para as ruas. Há receios de que a situação possa descambar.
Christian Höhn, presidente da Venexos, associação de apoio aos cerca de 10 mil luso-venezuelanos em Portugal e coordenador para a ajuda humanitária europeia para a Venezuela, compara a situação a uma bomba-relógio e diz que espera que não haja um massacre, mas que existe esse receio.