A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, anunciou na rede X que todas as instalações deste organismo europeu ficam interditas aos representantes do regime iraniano dos aiatolas.
A proibição estende-se a todo o pessoal diplomático e outros representantes da República Islâmica do Irão, precisou Metsola.
It cannot be business as usual.
As the brave people of Iran continue to stand up for their rights and their liberty, today I have taken the decision to ban all diplomatic staff and any other representatives of the Islamic Republic of Iran from all European Parliament premises.…
— Roberta Metsola (@EP_President) January 12, 2026
“Enquanto o corajoso povo do Irão continua a defender os seus direitos e a sua liberdade, tomei hoje a decisão de proibir a entrada de todo o pessoal diplomático e de quaisquer outros representantes da República Islâmica do Irão em todas as dependências do Parlamento Europeu“, escreveu a presidente do Parlamento Europeu.
“Esta instituição não contribuirá para a legitimação deste regime que se sustenta através da tortura, da repressão e dos assassinatos“, acrescentou, num ataque direto ao governo islamita que governa o Irão desde 1079.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão convocou os diplomatas alemães, britânicos, italianos e franceses, em Teerão.
RTP com agências