Joana Casaniga já trabalhava na IKEA em Portugal e há quase onze anos surgiu a oportunidade de se mudar para Malmö, na Suécia. Como arquiteta, trabalha no departamento que desenha as novas lojas, desenvolve o conceito e depois dá liberdade para cada país se adaptar à sua realidade. Como na Suécia tem mais tempo livre, faz aulas de dança e, por ser um país multicultural, consegue aliar o seu gosto por comida à oportunidade de aprender a cozinhar pratos de países diferentes. Sobre a Suécia considera que “Há uma certa forma de tornar tudo mais igualitário. (…) De certa forma, que seja justo para todos.”
Joana Casaniga, multiculturalidade em Malmö na Suécia
As experiências de uma arquiteta portuguesa amante de comida na Suécia do IKEA e da multidiversidade
Joana Casaniga, multiculturalidade em Malmö na Suécia
As experiências de uma arquiteta portuguesa amante de comida na Suécia do IKEA e da multidiversidade
-
17 Nov, 2025
17 Nov, 202535min
Leonor Teles - Miami
Leonor Teles vive em Miami há quatro anos, mas está nos EUA desde 2017. É investigadora no Instituto de Investigação da Diabetes Tipo 1 onde, enquanto aluna de doutoramento, investiga doenças autoimunes.
-
10 Nov, 2025
10 Nov, 202531min
Rui Gonçalves - Singapura
Rui Gonçalves é natural da Ilha da Madeira, mas vive em Singapura há três anos. Formado em biologia marinha e biotecnologia é diretor do departamento de aquacultura na Agência Alimentar de Singapura.
-
03 Nov, 2025
03 Nov, 202524min
Carmen Kittler - Bélgica
Carmen Kittler é enfermeira, chefe adjunta do bloco operatório de um hospital, nos arredores de Bruxelas. Natural da Senhora da Hora, saiu de Portugal em 2008 para Tenerife, Espanha, onde esteve durante treze anos.
-
27 Out, 2025
27 Out, 202535min
António Valente - Madrid
António Valente, natural de Lisboa, vive desde 2016 em Madrid. Engenheiro mecânico de formação lidera atualmente um projeto de inovação e redução de custos no fabrico estrutural de comboios na multinacional alemã Knorr-Bremse.
-
20 Out, 2025
20 Out, 202531min
Graça dos Santos - Paris
Graça dos Santos vive em Paris há 60 anos. Natural de Torres Vedras é professora catedrática e vice-reitora na Universidade Paris-Nanterre. Atriz e encenadora fundou a companhia de teatro bilingue "Cá e Lá".