A evolução da tecnologia e da inteligência artificial vai moldar o futuro e as interações, incentivando a inovação. A responsabilidade ambiental ganha destaque e exige transparência. A procura por momentos de alegria face à incerteza pede estratégias criativas de marketing. Em 2024 as empresas vão ter de se adaptar a estas mudanças para responder às expectativas dos consumidores.
A inteligência artificial (IA) é um tema incontornável na lista de tendências para 2024. Os consumidores procuram marcas inovadoras. Segundo o estudo “2024 Consumer Trends”, da Euromonitor Internacional, as ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, fazem parte do dia a dia dos consumidores, que as adotam para várias tarefas, tanto profissionais como de lazer. Em 2023 cerca de 72 por cento dos consumidores usaram este tipo de tecnologias para melhorar a sua vida, e dar prioridade a estas tecnologias pode trazer vantagens às empresas. Estas podem otimizar processos internos com tecnologia de IA generativa, automatizar a experiência do cliente usando chatbots, apostar em anúncios personalizados ou no desenvolvimento de novos produtos. E estas são apenas algumas das ideias apresentadas no estudo.
O impacto da IA Generativa na experiência digital é também abordado no estudo “Accenture Life Trends 2024”, que reforça a necessidade de as marcas encararem os Large Language Models (LLM), como o ChatGPT, como forma de fortalecer relações com consumidores.
Fonte: AICEP / Portugal Global