Cai um histórico do PS da emigração. Paulo Pisco, deputado eleito pelo círculo da Europa, ficou fora das listas socialistas para as próximas eleições legislativas em maio. O argumento do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, é que os candidatos pela emigração devem ser residentes no estrangeiro.
Paulo Pisco foi deputado eleito pela emigração durante 18 anos, missão que assumia como uma causa e notória dedicação. Foi eleito pela primeira vez e durante dois anos, em 1999. Depois assumiu a pasta das comunidades no partido Socialista. A partir de 2009 foi sempre eleito para a Assembleia da República, representando o círculo da emigração na Europa.
Agora, para as eleições de 18 de maio, o PS apresenta Emília Ribeiro, como cabeça de lista pelo círculo da Europa. Já no circulo Fora da Europa, escolha é Vítor Silva. Emília Ribeiro é Conselheira das Comunidades Portuguesas, em França, na região de Paris. De acordo com o Lusojornal é também autarca e dirigente da Associação Cultural Portuguesa de Les Ulis-Orsay, desde a sua fundação, há quase 50 anos. Natural de Lisboa, vive em França desde 1972. Vitor Silva é o primeiro da candidatura socialista fora da Europa. O ano passado era número 4 da lista que foi encabeçada por Augusto Santos Silva, ex-presidente do parlamento e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, que falhou a eleição.