Pela terceira vez seguida, o PS apresenta Augusto Santos Silva como candidato pela emigração fora da Europa, às próximas eleições legislativas a 10 de março. O candidato defende a continuação do investimento na melhoria dos serviços consulares, no ensino de português no estrangeiro e no apoio às associações. Augusto Santos Silva lembra que foi o primeiro deputado eleito pela emigração, que foi eleito presidente da Assembleia da República, tal como foi o primeiro antigo MNE a candidatar-se a deputado pela emigração.
Augusto Santos Silva afirma na RDP Internacional que no desempenho do seu cargo como 2ª figura do Estado as comunidades portuguesas estiveram presentes e foram valorizadas. Explicações que deu nos últimos dias nos encontros que teve com
portugueses no Canadá e no Brasil. Volta a candidatar-se a deputado pela emigração fora da Europa e diz que gostava de continuar o seu trabalho como presidente do parlamento.
Chegou na última madrugada do Canadá, depois de também ter estado no Brasil. Augusto Santos Silva constatou que a grande preocupação dos portugueses é o acesso aos serviços consulares, e também mais apoio às associações. Sobre o voto eletrónico à distância acha que pode ser uma alternativa complementar, desde que a pessoalidade e a segurança estejam garantidas.
Lembra que a campanha eleitoral fora de Portugal, acima de tudo fora da Europa deve muito à comunicação social, às redes
sociais e às associações portuguesas. Mas alerta que há associações que, para além de divulgarem informação e propaganda eleitoral, estão também a fazer um apelo ao voto em determinado partido, o que não devem fazer.