Mais de um milhão e meio de americanos são de origem portuguesa. A Califórnia lidera o TOP dos estados onde vivem mais portugueses, Fall River lidera o ranking das cidades e Bristol é o condado mais português. Katherine Soares , Presidente da PALCUS – Conselho de Liderança Luso Americano analisa os dados do censo 2020 nos Estados Unidos e não tem duvidas os números da presença portuguesa são maiores, mas para já fica o registo de que são mais 48 mil no cômputo geral em relação a 2010.
Um mapa numérico importante considera Katherine Soares para defender os interesses da comunidade portuguesa, nomeadamente em projetos que passam por mais aulas de português nos distritos escolares e diferentes níveis de ensino e também na participação cívica e política.
O estado com maior população luso-americana é a Califórnia com mais 350 mil pessoas de origem portuguesa contabilizadas. Em segundo lugar está Massachussetts, com 265 mil e 500 pessoas.
O Hawai ocupa a terceira posição subiu 5 lugares na tabela dos estados com mais portugueses, mais de 91 mil. Era o oitavo em 2010.
No quarto lugar da tabela está a Flórida. Um dos estados em que mais aumentou a população portuguesa são quase 84 mil e 500.
Um crescimento que a Presidente da PALCUS justifica com a mudança de reformados para a região e também com custo de vida, o mesmo acontece, sublinha Katherine Soares noutros estados, como , por exemplo, Washington e Oregon.
Rhode Island, Massachusetts, Alasca, Arkansas, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maine, Mississippi e Missouri registaram um declínio no número de portugueses.
Dakota do Norte é o estado com menor número de portugueses: 703.
Durante a realização do Censo nos Estados Unidos 80 voluntários da PALCUS estiveram no terreno para ajudar a preencher o inquérito, nomeadamente sobre a origem étnica.
Um trabalho que deu frutos, considera Katherine Soares que dá como exemplo as respostas que chegaram do Hawai. com mais de 91 mil habitantes a identificarem-se como sendo origem portuguesa.
Câmara dos Representantes é um programa da RDP Internacional com edição e apresentação da Jornalista Paula Machado.