Recebeu as recomendações da Amazon ou da Netflix? Fez um pedido à Siri, ou uma pergunta ao ChatGPT? A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida dos cidadãos e das organizações. Mais de um terço das empresas portuguesas com mais de 250 funcionários já utiliza ferramentas de IA para automatizar processos, analisar dados ou aumentar a segurança.
Regulamentar é uma prioridade, o impacto no emprego será elevado e nenhum setor ficará de fora. A IA ajudará a monitorizar solos, a fazer diagnósticos médicos ou a construir a mobilidade do futuro. Algumas mudanças começaram há muito tempo, mas 2024 será o ano de transformar a magia da IA generativa em impacto nos negócios.
A inteligência artificial é usada por 7,9 por cento das empresas portuguesas, segundo o inquérito à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas empresas apresentado em novembro pelo Instituto Nacional de Estatística. Essa percentagem é muito mais elevada (35,4 por cento) se forem apenas consideradas as organizações com mais de 250 funcionários. Grande parte das empresas que integraram a inteligência artificial na sua atividade (44,7 por cento) usa estas tecnologias para identificar pessoas e objetos através de imagens. Outras tarefas relevantes são a automatização de fluxos de trabalho (40,8 por cento) ou a análise da linguagem escrita (35 por cento). (…)
Fonte: AICEP / Portugal Global