Filipa Rocha é investigadora do Interactive Technologies Institute e acaba de conquistar o 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores, um galardão que reconhece a criatividade e o talento de jovens inventores até aos 30 anos, que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para enfrentar problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O motivo foi o seu projeto Blockbased Accessible Tangible Programming Systems, um sistema que facilita a aprendizagem digital inclusiva de crianças com deficiência visual.

Filipa Rocha conquistou o 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores
Um galardão que reconhece a criatividade e o talento de jovens inventores até aos 30 anos

Filipa Rocha conquistou o 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores
Um galardão que reconhece a criatividade e o talento de jovens inventores até aos 30 anos
-
08 Set, 2025
08 Set, 202515min
Tiago Cadete
Recebeu a Bolsa "Matriz" para "Souvenir", o projeto artístico que cruza podcast, performance e vídeo para explorar a migração portuguesa para França, nas décadas de 60 e 70, e os seus “ecos” na atualidade.
-
01 Set, 2025
01 Set, 202517min
João Vieira e Paulo Lima
São dois dos atletas que representaram Portugal no Mundial de Rope Skipping (Salto à Corda), no Japão. Foram até várias finais e trouxeram um 4º lugar para juntar às medalhas arrecadas nos últimos Europeus da modalidade.
-
25 Ago, 2025
25 Ago, 202514min
Teresa Pereira
Mesmo sem saber como tudo ia funcionar, Teresa Pereira candidatou-se e foi uma de 14 participantes escolhidos no mundo para a competição de vishing na DEF CON, uma das maiores conferências internacionais de hackers.
-
18 Ago, 2025
18 Ago, 202517min
Guilherme Gameiro Alves
Tornou-se recentemente, Primeiro Bailarino Nacional, a mais alta distinção cultural para um artista na Croácia. Guilherme Gameiro Alves faz parte do Ballet do Teatro Nacional da Croácia desde 2011.
-
04 Ago, 2025
04 Ago, 202517min
Maria Vilar
Assim que acabou o mestrado, Maria Vilar quis formar a sua própria empresa, a Immersiv, para desenvolver soluções de tecnologias imersivas para outras marcas. Venceu, recentemente, um prémio de jovem empreendedora.