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Imagem de DECO, medidas de compromisso com as Metas Climáticas
Portugal 31 jan, 2025, 13:32

DECO, medidas de compromisso com as Metas Climáticas

As alterações climáticas representam um dos maiores desafios do século XXI

Imagem de DECO, medidas de compromisso com as Metas Climáticas
Portugal 31 jan, 2025, 13:32

DECO, medidas de compromisso com as Metas Climáticas

As alterações climáticas representam um dos maiores desafios do século XXI

No âmbito do Dia Internacional da Energia Limpa (26 de janeiro), a DECO, preocupada com a (des)proteção climática do consumidor, apresenta um conjunto de medidas que permitirão o cumprimento das metas climáticas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As alterações climáticas representam um dos maiores desafios do século XXI, exigindo ações concretas e eficazes para se assegurar uma transição climática justa e sustentável.

Para a DECO, a transição climática requer uma mobilização conjunta dos governos, empresas e cidadãos, reduzindo-se desigualdades e assegurando que ninguém seja deixado para trás. Mas ao consumidor, este tema, que obviamente reconhece como importante e grave, passa para segundo plano quando tem de pagar elevadas contas de eletricidade e gás.

Poupar mensalmente nas faturas passa, não só por gestos simples de poupança, mas também pela necessidade de comparar preços e serviços e mudar de comercializador sempre que necessário.

A mudança de comercializador pode ser feita de duas formas: presencialmente numa loja física ou à distância (por telefone ou online).
A mudança contratual deve acontecer num prazo máximo de 3 semanas, prazo contado a partir da data em que faça o pedido de mudança. Na maioria das vezes, a mudança é feita em 5 dias úteis, mas pode marcar uma data concreta com o seu comercializador.

Informamos de todos os passos para mudar de comercializador de energia:

Defina os comercializadores a quem pretende pedir proposta de preços e condições de fornecimento de eletricidade ou consulte a lista das ofertas comerciais disponibilizada pela ERSE;
Analise as propostas recebidas e compare todas as condições: preços, serviços adicionais incluídos, modalidades de faturação e cobrança, eventuais promoções e descontos e o prazo em que estarão em vigor;
Confirme se existe um período de fidelização e se há penalização em caso de rescisão antecipada do atual contrato. Caso exista penalização, deve ser proporcional à vantagem ou benefício, isto porque a existência de um período de fidelização deve corresponder à atribuição de uma vantagem/benefício para o consumidor durante esse período.

Se contratar um novo comercializador, é ele que trata de todos os procedimentos necessários à mudança, incluindo o fim do contrato com o anterior comercializador. A partir da data da mudança, o novo comercializador passa a faturar o consumo de energia. Receberá do antigo comercializador uma fatura de acertos dos consumos feitos até àquela data.

Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.

Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.

 Dia Internacional da Energia Limpa (26 de janeiro)

Dia Internacional da Energia Limpa (26 de janeiro)

No âmbito do Dia Internacional da Energia Limpa (26 de janeiro), a DECO, preocupada com a (des)proteção climática do consumidor, apresenta um conjunto de medidas que permitirão o cumprimento das metas climáticas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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