André Canhoto Costa partilha todas as semanas textos, obras ou manuscritos históricos de grande valor para a nossa sociedade. A História em reflexão na RDP Internacional.
também disponível
Um novo estudo mostra que a endogamia académica tem niveís de 100% em várias universidades. Situação que leva a preterir professores vindos de outras instituições. Refletimos sobre este tópico, olhando para a História.
O 90.º aniversário do poeta Ruy Belo dá o mote para a reflexão sobre os conflitos e semelhanças entre a Poesia e a História.
Depois de uma exposição do icónico Diário de Notícias, recordamos uma publicação especial neste jornal: A carta do escritor Victor Hugo, onde elogia Portugal pelo fim da pena de Morte no país.
Pode uma canção descrever toda uma sociedade a partir de um espetáculo satírico, carnavalesco e ambíguo? Foi esse o grande feito de José Carlos Ary dos Santos e Fernando Tordo.
O direito de ter uma casa implica conciliar uma necessidade básica e constitucional com uma ambição de conforto. A política de habitação tem sido um quebra cabeças na História das cidades.
Tema de noticiários recentes, mas sem a companhia de estranhos alienígenas. Tratou-se, alegadamente, de uma guerra de informação entre potências.Como terá sido quando surgiram os primeiros objetos voadores na História?
O sonho de comunicar à distância é dos mais antigos na História da Humanidade. A partir da descrição matemática do eletromagnetismo, a rádio tornou-se uma realidade.
O problema da educação em Portugal é recorrente no debate político. Desde o século XVIII, a partir da expulsão da Companhia de Jesus (1759), o sistema de ensino tem estado debaixo de fogo.
O ChatGPT tem sido apresentado como revolução tecnológica sem precedentes. Mas, a ideia de unir a linguagem e a computação universal de todo o conhecimento é muito antiga.
Será a corrupção parte da natureza humana ou fruto das condições históricas? Abordamos o assunto a partir do livro: A Arte de Furtar (cerca de 1652) atribuído ap jesuíta Manuel da Costa.