Aparentemente há uma única família portuguesa em Osaka, no Japão, é uma família mista, luso-nipónica. Pedro Raposo é professor de História Económica e Estudos Africanos na Universidade de Kansai/Osaka, casado com uma japonesa e com uma filha.
Nascido na Figueira da Foz, Pedro Raposo mudou-se para o Japão quando ainda era estudante. Vive no país há 17 anos.
A presença portuguesa é pouco notória em Osaka, diz. No entanto conta à jornalista Paula Machado onde os laços históricos são mais visíveis, é onde os portugueses desembarcaram há quase 500 anos.
Num passado mais recente, o professor universitário foi protagonista na aproximação entre Tanegashima e Montemor-o-velho.
Osaka está em contagem decrescente para a abertura da Expo Mundial, é no domingo, 13 de abril. Já no último fim-de-semana, houve um falso arranque para testar a Exposição. A comissária-geral da Expo Osaka diz que houve um grande interesse pelo pavilhão de Portugal. Os japoneses gostaram e aprenderam
algumas coisas. Joana Gomes Cardoso disse ainda ao jornalista Frederico Moreno que existe programação portuguesa em quase todos os dias da Exposição Mundial de Osaka. O ponto alto será, sem dúvida, a 5 de maio.
Site de EXPO2025 OSAKA,KANSAI,JAPAN 2025