Alcançar a igualdade de género e o bem-estar das mulheres em todos os aspetos da vida é mais crucial do que nunca se quisermos criar economias prósperas e um planeta saudável. No entanto, enfrentamos um desafio fundamental: o alarmante défice anual de 360 mil milhões de dólares em medidas de igualdade de género até 2030.
Aqui estão cinco áreas principais que necessitam de ação conjunta:
– Investir nas mulheres, uma questão de direitos humanos: o tempo está a esgotar-se. A igualdade de género é o maior desafio dos direitos humanos, beneficiando a todos.
– Acabar com a pobreza: Devido à pandemia e aos conflitos da COVID, mais de 75 milhões de pessoas caíram na pobreza grave desde 2020. Uma ação imediata é crucial para evitar que mais de 342 milhões de mulheres e raparigas vivam na pobreza até 2030.
– Implementar um financiamento sensível ao género: Os conflitos e o aumento dos preços podem levar 75% dos países a cortar despesas públicas até 2025, impactando negativamente as mulheres e os seus serviços essenciais.
– Mudança para uma economia verde e uma sociedade de cuidados: O atual sistema económico afeta desproporcionalmente as mulheres. Os defensores propõem uma mudança para uma economia verde e uma sociedade de cuidados para amplificar as vozes das mulheres.
– Apoiar os agentes de mudança feministas: Apesar dos esforços de liderança, as organizações feministas recebem apenas 0,13% da ajuda oficial ao desenvolvimento.
Neste Dia Internacional da Mulher, devemos unir-nos para transformar desafios em oportunidades e construir um futuro melhor para todos.
Fonte: ONU, Organização das Nações Unidas