Imagem de Portugueses ilegais nos EUA receiam sair de casa

Portugueses ilegais nos EUA receiam sair de casa

Pelo menos um milhar de famílias portuguesas em risco, entre New Bedford e Fall River

Imagem de Portugueses ilegais nos EUA receiam sair de casa

Portugueses ilegais nos EUA receiam sair de casa

Pelo menos um milhar de famílias portuguesas em risco, entre New Bedford e Fall River

Está instalado um clima de medo e de desinformação, informações falsas a circular, entre portugueses nos Estados Unidos, pelo menos na costa leste, em New Bedford, onde Helena da Silva Hughes portuguesa, luso-americana, dirige o Centro de Assistência ao Imigrante

Helena da Silva Hughes não tem conhecimento até agora de nenhum caso de detenção ou deportação de portugueses ilegais nos Estados Unidos. A dirigente do Centro de Assistência ao Imigrante em New Bedford sabe no entanto que existem pelo menos um milhar de famílias portuguesas em risco, entre New Bedford e Fall River.

Conta que muitos têm ficado em casa escondidos, nem sequer saem para trabalhar, nem deixam os filhos ir à escola, com medo de serem apanhados pelo serviço de Imigração. Um cenário que leva Helena da Silva Hughes a aconselhar os portugueses clandestinos nos Estados Unidos para que deixem já o país, para que antecipem o risco de deportação.

Helena da Silva Hughes vive nos Estados Unidos há 50 anos, nasceu na Madeira. Diz que está instalado um clima de medo e de informações falsas a circular e relata um caso.

Há quem se aproveite da situação e nalguns casos compatriotas, advogados, que cobram milhares de dólares para processos de legalização que não têm pernas para andar, relata a dirigente do Centro de Apoio ao Imigrante.

Um pouco mais abaixo em Newark também há muitos portugueses indocumentados, revela o vereador luso-americano da câmara desta cidade. Também aqui há portugueses com medo de sair à rua e que se escondem em casa, o que pode ser verificado por exemplo nos cafés que agora se encontram vazios.

Desde a tomada de posse de Donald Trump, a semana passada, sucedem-se as ações de detenção e deportação de imigrantes sem documentos.