Uma das marcas mais características das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo é a sua dimensão empreendedora. De entre as centenas de empresários portugueses da diáspora, reconhecidos como uma mais-valia estratégica na promoção internacional do país, destaca-se o José Correia, dono da maior companhia de limpeza e manutenção de edifícios do Canadá. Natural de Albufeira, Algarve, José Correia emigrou para o Canadá em 1967, com 15 anos de idade, ao encontro do pai que um ano antes tinha partido para aquele território.
Criou a Bee-Clean, assim se chama a empresa de José Correia, opera em edifícios governamentais, aeroportos, hospitais, bases militares, escritórios, supermercados, museus, assim como noutras áreas. Tem filiais em todas as províncias canadianas, em Portugal Continental, na Região Autónoma dos Açores, na China e mais recentemente no Estado de Iowa, nos Estados Unidos da América. Só no Canadá emprega mais de 15 mil pessoas, sendo 40 por cento de origem portuguesa. Ao longo dos anos tem ajudado centenas de famílias portuguesas no processo de legalização. Tem apoiado e suportado generosamente o ensino da Língua e da Cultura Portuguesa, patrocinando o Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Winnipeg, coordenado pelo Senhor Prof. Dr. Carlos Mota. Tem o seu nome inscrito no Portuguese Canadian Walk of Fame, em Toronto.
José Correia foi condecorado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com a Comenda da Ordem de Camões pela sua atividade empresarial e filantrópica para com a Comunidade Portuguesa no Canadá, país onde reside e trabalha há cinco décadas. José Correia está este sábado, dia 23, pelas 17h30 (hora de Lisboa) na RDP-Internacional para falar do seu percurso profissional, da atividade filantrópica, e de novos projetos.