Chama-se Petituguês, é um projeto para o ensino de português a crianças em Barcelona, filhas de portugueses radicados nesta cidade espanhola. Serão perto de 24 mil os inscritos no consulado de Portugal. Pedro, pai de Adriana, é assim que se apresenta, quer ajudar a filha a aprender a falar melhor português e a saber mais sobre a cultura lusa. Como Pedro, outros pais portugueses mostraram interesse e o projeto avançou. 5 sábados, 5 sessões, preferencialmente temáticas, com aulas ou atividades didáticas para crianças e jovens até aos 18 anos.
A ideia é aprender língua e cultura portuguesas, com membros da comunidade e duas professoras, todos radicados na região espanhola de Barcelona. Para os pais está previsto também um convívio, enquanto esperam pelos filhos. A inscrição para as 5 sessões custa 70 euros.
Há ligação para a página do projeto no site do consulado de Portugal em Barcelona. Pedro Peixoto, o promotor, tem uma empresa de ensino de línguas destinado a empresas. Aproveita recursos, mas afirma que o projeto é pessoal, da e para a comunidade.