Uma tecnologia que permite gerir e otimizar a utilização de fertilizante mediante as necessidades nutricionais da planta, reduzindo o desperdício e impacto ambiental. Foi com esta solução que o INESC TEC venceu o terceiro lugar do Prémio de Inovação atribuído pela Associação Europeia EARTO (Associação Europeia de Organizações de Investigação e Tecnologia). É o único instituto de I&D português entre os vencedores. O INESC TEC é a única entidade portuguesa entre os vencedores da edição de 2023 dos EARTO Innovation Awards. O Instituto alcançou o terceiro lugar na categoria “Impact Expected” – uma categoria que visa distinguir soluções com elevado potencial de impacto na sociedade e transferência tecnológica para o mercado – com a MyNPK – Precision fertilization sensing technology.
A MyNPK permite melhorar a produção, reduzir o desperdício de fertilizantes e a sua consequente reutilização, minimizar o consumo de água e o impacto ambiental. É uma solução de fotónica inteligente, que combina espectroscopia e Inteligência Artificial, para quantificar azoto, fósforo e potássio (NPK) em fertilizantes líquidos – in situ e em tempo real. Trata-se de um sistema concebido para aplicar em métodos como hidroponia e fertirrigação – estando também em desenvolvimento para solos e fertilizantes orgânicos, assim como medição de absorção nutricional pela planta. (…)
“O INESC TEC é uma instituição de Ciência e Tecnologia, procurando ser um ator relevante, a nível mundial, nos domínios de Ciência de Computadores, Engenharia Industrial e de Sistemas, Sistemas Inteligentes em Rede e Sistemas de Energia. O INESC TEC tem como dupla missão o avanço da ciência e da tecnologia através de atividades de investigação de excelência, e a promoção da inovação baseada em ciência com impacto social e económico, através da transferência de novos conhecimentos e tecnologias para a indústria, os serviços e a administração pública.” (Site do Inesc Tec)
Fonte: Aicep / Portugal Global