Andreia Silva saiu de Portugal há oito anos, mas lembra-se como se tivesse sido ontem. Trabalha em Recursos Humanos numa empresa de construção no Luxemburgo e recruta pessoas de todas as nacionalidades: “A nacionalidade portuguesa é muito bem vista no Luxemburgo, principalmente na área da construção”. Já trabalhou profissionalmente como cantora, fez parte de um projeto musical de rock português (Os Cusca Maria) e, apesar de ter menos tempo por ter sido mãe recentemente, continua a cantar sempre que consegue.

Dos Cusca Maria à construção civil no Luxemburgo
Andreia é mãe, participou nos Cusca Maria e já foi cantora, hoje trabalha na construção civil e contrata dezenas de nacionalidades

Dos Cusca Maria à construção civil no Luxemburgo
Andreia é mãe, participou nos Cusca Maria e já foi cantora, hoje trabalha na construção civil e contrata dezenas de nacionalidades
-
17 Mar, 2025
17 Mar, 202539min
Joana de Almeida - Abu Dhabi/ EAU
Joana de Almeida é farmacêutica de formação e foi executiva na área. É fundadora do Conselho Empresarial Português e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa em Abu Dhabi, onde vive desde 2020.
-
10 Mar, 2025
10 Mar, 202521min
Solange Kardinaly - "imigrante itinerante"
Solange Kardinaly é ilusionista e a primeira mulher portuguesa a ganhar um Mandrake de Ouro, os Óscares da magia. É de Leiria, mas vive mais tempo no estrangeiro que em Portugal. Troca 25 vezes de roupa apenas num minuto.
-
03 Mar, 2025
03 Mar, 202520min
Ângela Silva - Valais/Suiça
Ângela Silva vive no cantão suiço de Valais há mais de uma década. É cozinheira num lar de idosos e fundou um projeto de ajuda a crianças com deficiências e doenças raras, "As Meninas da Suiça".
-
24 Fev, 2025
24 Fev, 202525min
Teresa Silva - Islândia
Teresa Silva vive na Islândia desde 2007. É bióloga marinha e descobriu que a população de krill (na base da cadeia alimentar) diminuiu 70% no Atlântico. Trabalha no Instituto de Investigação Marinha da Islândia.
-
17 Fev, 2025
17 Fev, 202531min
Sara Moura - Guiné Bissau
Sara Moura é gestora de projetos na Guiné Bissau depois de ter passado pelo Brasil e por São Tomé e Príncipe. Trabalha para a capacitação dos jovens através da leitura num projeto financiado pelo Instituto Camões.