Transportar as crianças para o mundo encantado dos brinquedos quando lhe oferecemos aquilo que desejam é o coroar de uma noite mágica.
A DECO há muito que se preocupa com a qualidade e segurança dos brinquedos, procurando que o consumidor faça uma escolha informada, minimizando assim os riscos de ver o seu Natal estragado por um brinquedo ou jogo que ponha em causa a saúde e segurança das crianças.
A marcação CE, considerada uma garantia de segurança, é um símbolo colocado nos brinquedos pelos fabricantes. Sendo que esta marcação não está dependente de uma entidade independente, torna-se ainda mais crucial que, antes de comprar o brinquedo, esteja atento às seguintes recomendações:
· Opte por produtos adequados à idade e ao desenvolvimento da criança a que se destina.
· Antes de comprar, leia os avisos e as instruções. Se estes não existirem ou nem estiverem em português, procure outro brinquedo.
Na loja, peça para ver os brinquedos. Só assim poderá passar a mão pelas arestas, pontas e bordos. Se o brinquedo se destinar a um menor de 3 anos, verifique se existem peças pequenas que se soltem facilmente (ex: rodas, olhos, botões).
Nos bonecos com costuras verifique se estão bem cosidas e sem acesso ao enchimento.
Não se esqueça do preço do brinquedo. Se tem ideia do que vai oferecer aproveite as promoções que antecedem o Natal para poupar algum dinheiro. Procure acompanhar o preço desse produto para garantir que na promoção tem um desconto efetivo, uma vez que o preço pode ter sido inflacionado antes da promoção.
Embora a tentação para realizar os desejos dos mais novos seja grande, tente cumprir o seu orçamento. Aproveite para explicar às crianças que o dinheiro é limitado e ajude-as a descobrir jogos e brincadeiras tradicionais como pião, dominó ou damas. Certamente contribuirá para momentos divertidos em família sem comprometer o orçamento.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da Jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.