De segunda a sexta-feira, faz dupla com Carina Jorge numa manhã bem disposta e cheia de atividade, entre as 10 e as 13 (hora de Lisboa). Queixa-se da falta de sono, tem uma das maiores listas de viagens da equipa e revela-se um pequeno gastrónomo (talvez por isso nem sempre seja fácil deixá-lo satisfeito à mesa).
Quem é o João Bacalhau?
É um tipo objetivo, militante da ciência, que passa o ano inteiro de calções, que tenta enchouriçar uma série de atividades na agenda e que devia dormir mais durante a noite para não adormecer em todo o lado durante o dia.
E consta que com muitos interesses. Que são quais?
Ciência, tecnologia, cultura, gastronomia / comida, ambiente, livros… e um grande interesse em descobrir novos interesses!
Quais são as tuas primeiras memórias da rádio?
Lembro-me, quando eu tinha uns 5 anos, de haver um pequeno rádio portátil cinzento, daqueles com uma antena que encolhia, que costumava estar a tocar algures pela casa.
Isso leva-nos às pessoas que foram as tuas referências na rádio…
Não seria elegante dizer nomes…
Podes sugerir uma rubrica ou um programa de que gostes na RDP Internacional?
Crónicas Portuguesas. É uma ótima aliança entre conhecimento e entretenimento, como acho que a boa rádio deve ser.
O que é que fazes na RDP Internacional?
Eu e a Carina Jorge fazemos emissão de segunda a sexta, entre as 10 e as 13. Dentro desse espaço, onde tentamos divertir tanto as pessoas quanto nós nos divertimos, temos rubricas de conversa como o Holofote, o Manual de Canções, o Vice-Versa e o Isto Faz-se Por Cá.
O que é que não sabemos sobre ti?
Quando tinha uns 5 anos, ainda bem antes dos meus dentes de leite começarem a abanar ou de eu sequer saber que esses dentes caiam, arranquei acidentalmente os meus dois incisivos centrais inferiores com a fita do robe. Andei desdentado durante uma data de meses!
Consta que és um super-viajante. Qual o país onde ainda não foste e gostavas de ir?
Tenho a sorte de já ter visitado muitos e gostava de visitar muitos mais… Mas no topo da minha lista não está um país, está um continente: a Antártida!
Pode encontrar o João Bacalhau no Instagram.
E ouvi-lo aqui: