Vasco Alexandre, 42 anos, vive em Guernsey, a segunda maior ilha do Canal da Mancha. Trabalha no aeroporto da ilha onde desempenha as funções de Front House / Customer Services, que vai desde a desde a venda de bilhetes, check-in, malas perdidas, embarque e serviços de handling. Com uma vasta experiência no mundo do turismo, Vasco Alexandre vem à RDP-Internacional falar da sua experiência e dia-a-dia nesta ilha do Canal. E vai ser nosso guia pelos recantos de Guernsey. Não perca, este sábado pelas 17h20, hora de Lisboa.
Guernsey está localizada a 43 kma oeste da Península de Cotentin, na Normandia, e conta com 64 mil habitantes. Fez parte do Ducado da Normandia até 1204, altura em que as Ilhas do Canal permaneceram leais à coroa inglesa, separando-se da Normandia continental. Durante a Segunda Guerra Mundial, Guernsey foi invadida e ocupada pela Alemanha nazi. Após cinco anos de ocupação, a ilha foi libertada a 9 de maio de 1945, data que é celebrada anualmente como o Dia da Libertação.
O maior sector de atividade de Guernsey é o dos serviços financeiros, seguido do turismo e da agricultura. A cultura de Guernsey é fortemente influenciada pela Grã-Bretanha, o que é evidente na utilização da libra esterlina e no estatuto do inglês como principal língua materna. As culturas normanda e francesa também têm impacto, como a língua tradicional da ilha, o guernésial. Além disso, o escritor francês Victor Hugo passou quinze anos de exílio em Guernsey, onde escreveu algumas das suas obras mais conhecidas.