Uma realizadora por vingar, uma cantora entre quatro paredes e à porta fechada. Fã eterna de Eça de Queiroz e escritora de histórias na gaveta. Viciada em Esparguete, leva a vida como se o degustasse a todo o instante: sofregamente. É assim que se define Carina Jorge, que pode escutar na RDP Internacional – ao lado de João Bacalhau – de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 13 (hora de Lisboa).
Qual a primeira memória da rádio que tens?
Tinha cerca de 4 anos e lembro-me do meu avô paterno a ouvir rádio na cozinha, com o cotovelo apoiado na mesa, mão no queixo e completamente hipnotizado. Essa imagem ditou o que eu queria fazer: ser a pessoa que falava na caixinha mágica dos sons. Hoje, esse rádio está na minha cozinha ☺️
Que país que gostavas de visitar?
Adorava viajar pela Índia e pela América do Sul de mochila às costas, sem tempo limite!
Que outros interesses tens na vida?
Devoro ficção (escrita, filmada, encenada). Amante de astronomia e sou uma agricultora em construção. Sustento 3 Gatas!
Podes sugerir uma rubrica ou programa na RDP internacional?
Posto de Escuta. Afinal, descobrir música nova é um dos meus passatempos favoritos! Ah, e não se esqueçam do Manual de Canções 😜
Quais são as pessoas na rádio portuguesa que tens como referência?
Aurélio Carlos Moreira. Pela paixão eterna que tem à rádio, pelo que tive oportunidade de aprender com ele enquanto trabalhámos juntos e pela resiliência e humildade que lhe são inatas.
Na RDP Internacional fazes o quê?
Tenho um espetáculo de variedades com o João Bacalhau, de 2a a 6a, das 10h às 13h. Juntos, criámos e produzimos as rubricas Holofote, O Estagiário Possível (com o Gustavo Carvalho), Manual de Canções, Vice-Versa e Isto Faz-se Por Cá.
Alguma historia desconhecida que possas partilhar?
“Eu é mais Bolos”. Para além da rádio, sou pasteleira profissional e, entre rádios, trabalhei como tal num Hotel 5*, em Cascais, durante quase três anos.
Pode encontrar a Carina Jorge no Instagram.
E também pode ouvi-la aqui: